Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome crônica que resulta em dores difusas por todo o corpo, atingindo principalmente a musculatura, tendões e articulações. Além disso, a doença provoca transtornos como fadiga, alterações na memória, depressão, ansiedade e alterações intestinais. O sintoma mais comum é a grande sensibilidade ao toque que os pacientes sentem.


A doença atinge em sua maioria mulheres na faixa dos 30 a 60 anos de idade. Ao contrário de outras patologias dolorosas, a fibromialgia é diagnosticada a partir de exame clínico, ou seja, sem a necessidade de exames. E, apesar da dor ser incapacitante, a fibromialgia não provoca inflamações ou deformidades corporais.


As causas que levam a síndrome da fibromialgia ainda não estão totalmente esclarecidas, mas estudos indicam que alterações no sistema nervoso dos pacientes acabam amplificando os estímulos dolorosos. Dessa maneira, o cérebro passa a agir de maneira desregulada, aumentando a intensidade das dores sentidas.


O tratamento mais recomendado é uso de analgésicos, anti-inflamatórios, prática de atividade física regular, acompanhamento psicológico, massagens e acupuntura.


Se você apresenta esses sintomas é fundamental buscar ajuda médica para o diagnóstico e início do tratamento. Entre em contato e agende a sua avaliação.