31 out Radiofrequência na coluna: entenda o procedimento
A dor crônica de coluna pode dificultar e até impossibilitar ações cotidianas como levantar e abaixar para pegar um objeto. Mas com uma técnica minimamente invasiva e de rápida execução é possível proporcionar alívio e devolver a qualidade de vida aos pacientes. Entenda como funciona o procedimento de radiofrequência na coluna:
O que é radiofrequência para a coluna?
A radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo realizado com sedação e anestesia local, geralmente sem necessidade de internação hospitalar. Para iniciar o tratamento, o paciente deve realizar exame clínico detalhado.
Existem vários tipos de radiofrequência que apresentam resultados diferentes de acordo com o tipo de dor apresentada. Conheça as principais:
Radiofrequência térmica: É a mais comum. A técnica ocasiona uma lesão no nervo responsável por transmitir a sensação dolorosa, o que interrompe o processo de transmissão da dor.
Pacientes com quadro de dor crônica na coluna causada por degeneração de disco, artrose de coluna e processos inflamatórios no sacro geralmente têm recomendação para este tipo.
Radiofrequência pulsada: Estimula a regulação e promove a diminuição da atividade de determinados nervos responsáveis pela dor.
É indicada para pacientes com dor neuropática, que ocorre em uma ou mais partes do corpo e é associada a doenças que afetam o sistema nervoso central.
Radiofrequência Resfriada: Este tipo provoca com gotejamento de soro de íons na ponta da sonda, aumentando o calor produzido, o que proporciona melhores resultados em nervos maiores.
Como funciona o procedimento de radiofrequência na coluna
O tratamento utiliza corrente elétrica em alta frequência por meio de um eletrodo (agulha) para impedir que os nervos responsáveis pelo estímulo da dor no paciente continuem agindo.
Existem contraindicações?
O procedimento é minimamente invasivo já que não promove cortes e incisões. Também é de execução rápida, por isso, as contraindicações são restritas. Mas, de maneira geral, pacientes com problemas de coagulação sanguínea, com processos infecciosos na pele ou com a saúde muito debilitada não devem realizar o tratamento.
Como é o processo de recuperação da radiofrequência na coluna?
Vale esclarecer que, até duas semanas após o procedimento, é normal sentir um aumento da dor e a sensação de queimação. Contudo, estes sintomas podem ser amenizados com o uso de compressas mornas e medicações indicadas pelo médico especialista.
Além disso, é provável que o paciente realize fisioterapia recomendada pelo médico para ajudar no processo de reabilitação.
Quais resultados devo esperar?
Como adiantamos acima, a radiofrequência proporciona mais qualidade de vida, diminuindo ou até mesmo eliminando os desconfortos das dores crônicas. Vale salientar também que os resultados da radiofrequência se tornam mais evidentes a partir de 3 meses após a realização do tratamento.
Conte com o Núcleo da Dor
Para garantir segurança no procedimento e obter os resultados desejados é fundamental procurar um médico especialista.
Não aprenda a conviver com a dor! O Núcleo da Dor possui profissionais especialistas que podem te ajudar a buscar alívio e mais qualidade de vida. Agende a sua consulta agora mesmo e coloque um ponto final no desconforto.
No Comments