31 out Infiltração articular: o que é e como é feita?
Quando o bem-estar do paciente não se restabelece mesmo com medicação convencional e tratamentos como fisioterapia, uma das opções para a melhora das dores é a infiltração articular. Mas o que é o procedimento e como é feito? Continue a ler para entender mais sobre indicações e recuperação após o tratamento.
O que é infiltração articular?
A infiltração é um tratamento médico que consiste na aplicação de medicamento diretamente na articulação afetada pela dor e inflamação. O procedimento é rápido e eficaz: após a assepsia da pele, o anestésico e a medicação são introduzidos com agulha e seringa estéreis. Depois o médico faz um curativo.
Comumente são utilizados três tipos de médicos na infiltração articular:
- Anestésico: a aplicação do anestésico é local e serve para reduzir a dor durante a realização do procedimento. Em alguns casos também ajuda o médico a identificar o local exato da dor.
- Corticoides: os corticosteroides são os mais utilizados nas infiltrações articulares, já que possuem efeito anti-inflamatório, diminuindo a dor e o inchaço.
- Ácido hialurônico: o ácido promove a melhora da viscosidade do líquido articular e é comumente utilizado no tratamento da artrose.
Quais doenças a infiltração articular pode tratar?
- Tendinites;
- Bursites;
- Artrite;
- Artrose;
- Síndrome do túnel do carpo
- Fascite plantar;
- Dedo em gatilho;
- Neuroma de Morton;
- Epicondilite Lateral (Cotovelo de tenista).
Quais os cuidados pós-tratamento?
Após a realização do procedimento, há recomendação de repouso articular por 48 horas para impedir o escape da medicação.
Vale ressaltar que a infiltração causa dor e inchaço, por isso quando o efeito do anestésico passar é comum que a dor se torne mais aguda do que antes da infiltração. Tendo isso em vista, provavelmente o médico vai indicar um analgésico ou anti-inflamatório e aplicação de gelo para aliviar o incômodo.
Contudo, depois dos primeiros dias, os resultados começam a ser percebidos e o efeito da infiltração pode durar de 90 dias a mais de um ano a depender de circunstâncias como a medicação utilizada, o grau de comprometimento da articulação e o tempo de repouso após a infiltração articular.
Existem contraindicações e possíveis complicações da infiltração?
Cada caso é único e deve ser analisado por um especialista para que haja recomendação do procedimento. Mas, em linhas gerais, pacientes com histórico de infecções da pele/articulações, problemas de coagulação e prótese na articulação não devem realizar a infiltração articular.
Apesar do tratamento ser seguro, complicações como infecção e lesão de tendões podem acontecer em casos raros.
Procure um especialista
Como em qualquer procedimento médico, é altamente recomendado que o paciente procure a orientação médica para o diagnóstico e realização correta do tratamento. E aqui no Núcleo da Dor você conta com médicos especialistas que podem te ajudar a recuperar a qualidade de vida e se livrar do incômodo que a dor provoca.
Agende a sua consulta e vamos juntos colocar um ponto final no seu desconforto.
No Comments