Infiltração para dor miofascial: entenda sobre o procedimento

Infiltração para dor miofascial: entenda sobre o procedimento

A dor miofascial provoca dores em diversas partes do corpo, criando os chamados pontos gatilhos. E, geralmente os pacientes acometidos pelo incômodo não obtiveram resultados com tratamentos convencionais como o medicamentoso. Mas, é possível realizar uma infiltração para o alívio da dor. Entenda mais sobre o procedimento abaixo:

O que é dor miofascial?

A condição é causada pela tensão muscular intensa e prolongada, comumente provocada por sedentarismo ou sobrecarga de trabalho. Apesar de afetar também crianças e idosos, a tendência é o aparecimento da condição a partir dos 30 anos de idade.

A dor miofascial ocorre em pontos de gatilho, ou seja, áreas do corpo que com o devido estímulo desencadeiam o desconforto. Os locais mais afetados são  costas, costela, pescoço, ombros, região lombar e quadril. Sem tratamento, a síndrome pode se espalhar para estruturas próximas por sensibilização da dor, sobrecarregando outros músculos para a compensação. 

Por meio de exame físico na região acometida pela dor, chamada banda de tensão muscular, o diagnóstico é feito. A partir disso, é possível localizar o ponto mais doloroso ou ponto gatilho e assim realizar o tratamento por infiltração.

Como é feito o procedimento da infiltração?

Durante a realização do procedimento, o médico insere uma injeção com anestésico local nos pontos de dor do paciente. Com isso, é possível mover a agulha no músculo para desfazer o “nó muscular” e assim inativar o ponto gatilho. 

Caso o paciente seja alérgico ao medicamento utilizado, a técnica de agulhamento a seco pode ser utilizada sem medicação injetada.

O tratamento costuma ser rápido e realizado em consultório. 

Existem efeitos colaterais?

A infiltração para tratamento de dor miofascial é relativamente segura mas, como todo procedimento médico, pode apresentar riscos e efeitos colaterais. A queixa mais comum dos pacientes é o aumento da dor após a injeção, ou seja, após a infiltração a dor se torna mais aguda do que antes. Porém, é um efeito temporário que deve passar logo.

Além disso, há a possibilidade de efeitos como sangramento e hematomas no local da injeção e sensação de tontura.

Quanto tempo demora para o resultado aparecer? 

Cada caso é um caso. Mas em linhas gerais, os resultados são visíveis dentro de duas a quatro sessões de tratamento.

Se una a mais de mil pacientes

É fundamental procurar ajuda médica para a realização do diagnóstico e do tratamento. E o Núcleo da Dor está a sua disposição!

Temos a missão de tratar a dor com respeito, empatia e o que há de mais inovador na Medicina da Dor. Nossos médicos especialistas já ajudaram mais de mil pacientes a recuperar a sua qualidade de vida. 

E você também pode viver uma vida sem dores! Agende a sua consulta agora mesmo.

No Comments

Post A Comment