Dores Neuropáticas

As dores neuropáticas são dores crônicas provocadas pelo dano ou ferimento aos nervos sensitivos presentes no Sistema Nervoso Central. O problema, que atinge cerca de 10% da população, pode se tornar incapacitante.

Quais os sintomas?

Os pacientes acometidos pelas dores neuropáticas geralmente experimentam sintomas como queimação, choques, formigamento, adormecimento e agulhadas. A intensidade pode variar de fraca até intolerável e a frequência pode ser intermitente ou contínua, dependendo do grau de comprometimento dos nervos.


Além disso, a dor pode se dividir em mononeuropatia ou polineuropatia. No primeiro caso, o incômodo é localizado, já que somente uma parte do nervo foi afetada. Ou seja, dores em um lado da perna ou do rosto podem ser indícios de mononeuropatia. Por outro lado, na polineuropatia a dor é generalizada com vários nervos danificados.

Quais são as causas?

Pela liberação de toxinas ou degeneração causada ao organismo, as doenças infecciosas provocadas por vírus e bactérias são capazes de desencadear dores neuropáticas.

  • Acidentes, fraturas e cirurgias também podem resultar em lesões aos nervos que, se não tratadas, podem se tornar crônicas.
  • Neuropatia diabética: a diabetes mellitus, em sua fase degenerativa, destrói a “capa” que reveste os nervos, causando as dores neuropáticas.
  • Deficiência nutritiva e alcoolismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

E o tratamento?

Após o diagnóstico de um médico especialista, alguns tipos de tratamento podem ser sugeridos, entre eles estão: tratamento medicamentoso, com prescrição de remédios anticonvulsivantes, anestésicos e antidepressivos. A cirurgia também pode ser recomendada em alguns casos.

Procure ajuda profissional

Tanto para o diagnóstico correto quanto para o início do tratamento é fundamental buscar ajuda qualificada. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é botao.png